junho 15, 2011

Chocolate para um saúde melhor!


Diz a lenda que há muito, muito tempo o deus dos ventos roubou uma árvore dos céus e a ofereceu aos homens. Seu fruto, o cacau, foi usado em rituais sagrados e séculos depois se transformou em um produto que pode mesmo ser considerado divino: o chocolate. Afinal, ele faz bem à saúde como poucos.
Porém, para desfrutar dessa deliciosa fonte de saúde, é claro que é preciso uma moderação no consumo e também um horário certo para se deliciar com o chocolate. Estudos afirmam que uma pequena quantia de 6 gramas ao dia já seria o suficiente para haver uma melhora na saúde, ou seja, um quadradinho. Em certos casos, a recomendação dos médicos aos pacientes pode ser de quantidades maiores, porém, nunca uma quantidade maior do que 30 gramas.
O horário de consumo é outra coisa muito importante. Os melhores períodos são de manha e a tarde, pois é quando ocorrem os picos de secreção do cortisol, o hormônio do estresse, e para se livrar dele, o chocolate é a melhor escolha. Quando consumido em jejum, a delicia ‘’dá um tempo’’ na fome e contribui para o emagrecimento.
E aqui vai um alerta: a única versão que vale para esse benefícios é a amarga, pois o chocolate branco e ao leite são muito gordurosos, e o amargo possui maior concentração de antioxidantes.


junho 08, 2011

Surfe para a nossa saude e beneficios.

  É uma das melhores atividades para os homens que querem dar fim à tradicional barriga. É um exercício complexo, que envolve o trabalho de todos os grupos musculares do corpo.
  O praticante faz força, bate pernas e faz movimentos de braço, o que ajuda na definição de curvas e músculos do corpo. Tal trabalho aeróbico promove o desenvolvimento da resistência cardiovascular.
  O surfe também contribui para melhorar a postura do praticante, já que exige exercício de equilíbrio. O gasto energético de uma hora de surfe é de 300 kcal, a mesma quantidade gasta em uma hora de aula de step (exercícios em que se usa uma plataforma para descer e subir).

junho 02, 2011

Terapia Alternativa

O assunto de hoje é a variedade de tratamentos que podemos encontrar hoje em dia. Existem alguns muito eficazes e seguros, como exemplo a homeopatia.

A homeopatia consiste em enriquecer as defesas naturais do organismo. São remédios que aumentam a capacidade de cura que o organismo possui.
Segundo os Homeopatas, quanto mais os efeitos de uma substância se aproximam dos sintomas do paciente, mais suas virtudes terapêuticas são importantes na cura do paciente ("lei da semelhança").

Quando for consultar um médico homeopata, as perguntas que você deve ter em mente são:
-Que horario os sintomas costumam aparecer?
-Quantas horas por dia você dorme?
-Como anda sua sede? Você bebe quantos copos de água por dia?
-No caso de mulheres, observe sua menstruação. O fluxo é demasiado?
-Observe se quando você está no sol ou no frio, há melhora.

Algumas dessas dicas podem ajudar você a buscar uma cura natural. Lembrando sempre que o tratamento homeopático é contínuo, sendo assim, você deve consultar seu médico periodicamente.




Thaís

maio 26, 2011

Saúde Bucal: Gengivite

Gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa  que é uma película grudenta e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Sem a correta escovação diária e o uso de fio dental, essa placa se acumula nos dentes, produzindo toxinas que irritam a mucosa, assim causando a gengivite. Ainda no estágio inicial, a doença pode ser revertida com mais facilidade e os danos podem ser revertidos, com a condição de que o tecido conjuntivo ainda não tenha sido atingido. Porem, do outro lado, se a doença  não for tratada corretamente, pode evoluir para a chamada periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula.

Como prevenir a gengivite:
-Fazer uso diário de fio dental e escovar os dentes ao menos 3 vezes aos dia, ou conforme indicação médica;

-Fazer limpeza profissional também é muito importante para uma limpeza mais profunda, pois retira a placa já endurecida, conhecida como tártaro;

-Evitar cigarros e outras formas de tabaco;

-Ter sempre uma alimentação correta;

-Visitar o dentista regulamente.











                                                                      Samita

maio 11, 2011

A importância dos alimentos funcionais para a saúde

  Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e, apesar
de não curarem doenças, apresentam componentes
ativos que podem ser capazes de prevenir ou reduzir o
risco de algumas delas. Entre as doenças mais investigadas,
estão as cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes,
doenças inflamatórias intestinais, certas doenças
reumáticas e outras.
Recomenda-se consumir habitualmente verduras,
legumes, frutas, cereais e grãos integrais, principalmente
a soja, peixes ricos em ômega-3 (atum, sardinha, salmão,
truta).
Alimentos funcionais podem apresentar resultados
realmente positivos quando fazem parte da alimentação
equilibrada e balanceada, ou seja, não é adequado,
por exemplo, comer carnes gordurosas acompanhadas
de salada de soja, acreditando que a soja protegerá o
organismo contra o aumento do colesterol(

maio 03, 2011

A Importancia do Esporte

O esporte é uma das principais atividades que devem ser regradas durante o nosso ciclo de vida. Uma pessoa que pratica um determinado esporte regularmente tem a chance de anos a mais de vida que outra que não pratica nenhum. A pessoa que não pratica esportes, pode desenvolver diabetes, depressão, obesidade e estresse. Durante a pratica de exercícios, uma pessoa consegue liberar muitos hormonios acumulados durante o estresse.




Os adolescentes do nosso cotidiano atual, estão cada vez mais sedentários, com a evolução contínua da tecnologia. Muitos preferem passar horas na internet à dedicar 1/4 do seu tempo para algum esporte. Uma consequencia desse sedentarismo é que esses jovens estarão mais propensos a desenvolver doenças cardíacas no futuro.
Pessoas ativas podem apresentar reflexos mais apurados, maior concentração e facilidade de pegar no sono e acordar bem disposto.




Thaís

abril 14, 2011

Chocolate: a grande paixão feminina


Todos sabem que toda mulher ama chocolate, pode ser ao leite, branco, crocante, amargo, meio-amargo, com avelã, trufado, com morango, não importa, o fato é que todas o amam!

Mas a grande pergunta é porque as mulheres o desejam ainda mais quando passam por fases dificeis da vida como quando brigam com o namorado, passam por dificuldades profissionais, quando estam de TPM e quando querem ficar mais felizes?
Isso ocorre pois o chocolate possui um hormonio chamado serotonina, que é um neurotransmissor capaz de regular o sono, o humor e até o padrão alimentar.
E essa grande necessidade de chocolate no periodo da TPM é porque quando essa fase chega, ocorre a queda na taxa de estrogênio, e a elevação dos níveis de progesterona, que diminui a produção de serotonina (que tambem é chamado de hormonio da felicidade). Além daquela otima sensação de bem estar constante ,o chocolate tambem traz ótimos benefícios a nossa saúde como a prevenção de depressão, anemias, melhora o colesterol bom, fortalece a resistência imunológica e melhora cabelos e unhas, pórem, tambem não adianta nada exagerar pois ele pode trazer grandes problemas como obesidade, pressão arterial elevada e diabetes.
Agora que tudo está esclarecido, está na hora de comer um chocolate!



                                                                        Samita

março 30, 2011

Explicação Neurológica sobre o Hábito de Comer

A notícia de hoje é sobre o hábito de grande parte das pessoas que sofrem de estresse: O hábito de comer.. comer.. comer.
Afinal, quem nunca sentiu aquela vontade gigante de comer um chocolate, um hamburguer ou uma pizza naqueles dias de estresse? Não se preocupe, isso pode ser normal no mundo atual e moderno que vivemos. Mas cuidado, em grandes proporções, só traz complicações à nossa saude.
O fato é explicado pelo nosso organismo, que consome grande parte da glicose, principal combustível do organismo, quando estamos nervosos. O importante é conciliar a atividade física à alimentação. Dormir bem, procurar dedicar mais tempo à família e aos amigos também é fundamental. 






Curiosidade: O estresse ativa no cérebro um mecanismo hormonal que faz com que as pessoas comam doces, consumam drogas ou apostem em jogos de azar, segundo um artigo publicado na revista "BMC Biology".


Thaís

março 23, 2011

Lutando contra diabetes

Em uma recente pesquisa com portadores de diabetes, mostra que a prática de musculação aliada a exercícios aeróbicos podem diminuir a taxa de concentração de açúcar no sangue.
 Na pesquisa foram divididos 2 grupos: um que praticava apenas atividades aeróbicas e o outro que aliava musculação as atividades. Após o período de testes o grupo que praticava as duas atividades sofreu apenas 18% de aumento da utilização do remédio, contra os 22% do outro grupo.
Porém, nada de exageros para conseguir resultados. A prática em excesso pode trazer resultados negativos como a queda drástica de glicemia causando hipoglicemia ou até trazer resultados contrários do esperado.
Antes de começar a pratica dos exercícios, é sempre bom procurar um médico antes, e realizar exames para confirmar se está tudo bem, para no futuro não ter surpresas desagradáveis.


 
Samita